Veja como manter a diabetes controlada

Você tem diabetes e não sabe qual a melhor forma de manter a doença controlada? Então está no lugar certo! Neste artigo você vai encontrar algumas dicas importantes de como controlar a diabetes de forma adequada.

É claro que antes será necessário entender um pouco mais sobre a doença e um pouco das coisas que estão por trás dela. Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura do artigo e saiba mais!

Mas, afinal, o que é diabetes?

Com certeza você já sabe que a diabetes é uma doença capaz de trazer inúmeros problemas graves para o corpo. Sua principal característica é o aumento no nível de glicose no sangue, uma vez que o organismo não consegue mais produzir a insulina – hormônio responsável por transformar o açúcar em energia ou transportá-lo para as células.

Há diferentes tipos de diabetes, mas os principais são: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. Cada um tem suas características, as quais não entraremos em detalhe ao longo deste artigo. O que importa é entender que a doença pode vir de várias formas diferentes.

Como manter a diabetes controlada

Não basta apenas parar de comer doces e achar que tudo está resolvido. Muito pelo contrário! Existem inúmeros outros fatores que influenciam diretamente essa doença. Além de uma alimentação balanceada, também é necessário praticar exercícios físicos regularmente.

Nós também escrevemos um artigo bem interessante sobre como reverter diabetes tipo 2. Se você está lendo este artigo, é bem que entender como reverter a diabetes tipo 2 seja importante.

Confira a seguir algumas dicas importantes para manter a diabetes controlada:

1. Alimentação

Em primeiro lugar, é claro que a alimentação é um fator super importante no controle da doença. Mas, então, o que um diabético deve comer e o que ele precisa evitar? Veja só:

Para comer:

  • Legumes: tirando batata, mandioca, batata doce ou inhame, isso porque eles possuem grandes quantidades de carboidratos. Se for consumir, consuma em poucas quantidades;
  • Grãos integrais: a maioria dos alimentos que você for comprar precisa ser integral como, por exemplo, arroz, macarrão, biscoito e pão;
  • Gorduras: é claro que deve ser as gorduras boas, como: abacate, azeite e óleos de soja, girassol, canola e milho;
  • Leites: não se esqueça de, no caso de iogurtes, comprar aqueles que não possuem açúcar.

Para evitar:

  • Doces e tudo aquilo que contém grandes quantidades de açúcar;
  • Alguns tipos de frutas;
  • Farinha branca – dê preferência às coisas integrais;
  • Bebidas alcóolicas e refrigerantes;
  • Sucos industrializados e achocolatados.

É claro que existem inúmeros outros alimentos que devem ser evitados e que podem ser consumidos tranquilamente. É por isso que o importante é contar com a ajuda de um nutricionista para realmente saber o que você deve ou não comer.

2. Horários para comer

Quem é diabético deve ter em mente que não pode ficar sem comer por muito tempo. O ideal, na verdade, é que uma pequena alimentação seja feita a cada 4 horas no máximo. Isso com o objetivo de evitar ao máximo que aconteçam picos de hiperglicemia e hipoglicemia.

Portanto, não deixe de comer uma coisa leve entre as refeições principais. No entanto, não exagere. Para que essa técnica seja eficaz é necessário que você consuma coisas leves.

3. Leia os rótulos

Outra dica importante relacionada à alimentação é ler o rótulo de todos os alimentos que você for comprar. Leia realmente com atenção. Afinal, de nada adianta comprar algo intitulado como light ou diet sendo que na composição vai açúcar, por exemplo.

Veja realmente qual a composição de todos os produtos e, somente a partir disso, escolha aquele que você vai comprar.

4. Meça a glicose

Você não deve ficar fugindo do diabetes, certo? A partir do momento em que você foi diagnosticado com a doença, lembre-se de estar sempre atento e não pense em deixar ela como segunda opção.

Uma das dicas principais é que você meça sempre que possível a glicose no sangue, uma vez que dessa forma é possível ter em mente como você está conseguindo controlar a doença.

Por fim, os exercícios físicos devem ser incorporados no seu dia a dia o quanto antes. Se você não tem tempo de sair de casa para caminhar ou ir até uma academia, faça os exercícios dentro de casa mesmo. Existem inúmeras opções que você pode fazer usando itens domésticos.

O que importa é não ficar parado. Outra dica também é trocar o elevador do prédio pelas escadas, por exemplo. Que tal ir até o trabalho de bicicleta também se não for muito longe? Essas e outras coisas deixam o sedentarismo de lado e ajudam você a perder peso, o que auxilia e muito no controle de diabetes.

Portanto, ao seguir todas essas dicas com certeza você ficará com a diabetes controlada! Não se esqueça também de estar sempre consultando um profissional adequado a fim de estar sempre por dentro de como anda a sua doença. Cada caso é um caso, por isso não se baseie em ninguém!

Leia também: É mesmo possível curar diabetes naturalmente

 

Deixe um comentário