Um novo aliado contra a desnutrição – Moringa

Muita atenção tem sido dada a essa arvore, a Moringa (Moringa oleífera), também conhecida como Acácia-branca no Brasil. Porquê? Porque com essa arvore é possível combater muitos dos problemas de desequilíbrios nutricionais que se podem encontrar no presente.

Na ásia, é vulgarmente chamada de “arvore da vida” dadas as suas propriedades para a saúde humana. Tem também uma nutricional muito acima da média e é por isso classificada como um superalimento. Não há nada que não se aproveite na planta: raízes, folhas, flores e sementes, tudo tem um uso e aproveitamento.

Vejamos alguns dos benefícios que esta pequena arvore milagrosa tem, e ficaremos também a perceber o porquê de muitos cientistas e especialistas considerarem esta arvore como uma grande aliada no combate aos problemas de desnutrição do nosso mundo.

Rica em nutrientes

A moringa tem quantidades de nutrientes que surpreendem. Tem bastante proteína (tanta quanto a carne de boi, por exemplo), tem mais potássio que uma tradicional banana e mais vitaminas que um limão.

Além do mais, vitaminas A e B, sais minerais como ferro, crómio, selênio ou zinco também são encontrados em quantidades consideráveis. E naos nos esqueçamos dos antioxidantes, também encontrados em concentrações elevadas.

Função medicinal

A planta, ou os seus extratos podem ser usados de formas diferentes para combater alguns problemas de saúde. Por exemplo, os seus extratos podem ser usados para a redução e controlo da dor e da inflamação. Alem do mais, graças às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, ajudam na cicatrização de feridas, mantendo-as limpas e saudáveis.

Como se não chegasse, com a concentração de vitaminas e outros nutrientes, a planta acaba dando um reforço ao seu sistema imunitário, ajudando contra várias doenças.

Alimentação e controlo de peso

Através de mecanismos diversos, como aceleração do metabolismo, redução do impulso alimentar e da fome, ela promove a perda de peso. E com os nutrientes que tem, ajuda-o a fazer de uma forma saudável e equilibrada.

Outra utilidade da moringa é a promoção da lactação. Uma vez que é rica em nutrientes, a moringa promove a produção de leite em quantidade e em qualidade.

Alem de ajudar no controlo de peso e promover um melhor leite, a planta é capaz de mais. Os extratos da folha contem grandes quantidades de hormonas e reguladores de crescimento de plantas.

Isto permite aumentar o crescimento e rendimento de culturas até 30%, o que é uma ajuda grande no aumento da produção de comida em algumas regiões.

Melhorias sanitárias

As sementes da planta, uma vez maceradas, podem ser usadas para purificar a água. Isto porque quando na água, as sementes promovem a agregação das partículas em suspensão na água, ajudando a limpar a água.

Alem do mais, a planta também pode ser usada como um repelente de insectos. Na verdade, em algumas regiões mais pobres de Africa, a planta já é usada com esse propósito, e estudos demonstraram que ela pode ser capaz de afastar os mosquitos portadores de pragas como a malária ou o dengue.

Os benefícios não se ficam por aqui, mas estes são os mais conhecidos e estudados. Muito provavelmente no futuro mais serão descobertos, reforçando o título de arvore maravilha que a moringa goza neste momento.