Conheça os riscos de câncer de fígado e os avanços mais recentes em pesquisas

O câncer de fígado, também conhecido como câncer hepático, começa principalmente no fígado e o tipo mais comum é o carcinoma hepatocelular. Em todo o mundo, existem muitos fatores de risco responsáveis ​​por isso.

A cirrose, uma condição na qual as células do fígado são danificadas e substituídas por tecido cicatricial e o fígado não funciona adequadamente, leva ao câncer de fígado;

Infecção crônica pelo vírus da hepatite B e C que leva à cirrose;

Defeitos de nascença;

Ingestão excessiva de álcool .;

Obesidade e diabetes – excesso de gordura sendo depositado no fígado.

Nos mundo, a causa comum de câncer de fígado é a infecção por hepatite C e B.

Quais são os sintomas?

Sinais e sintomas não devem ser sentidos até as fases posteriores da doença. Alguns dos sintomas mais comuns são perda de peso inexplicável, perda de apetite, aumento do fígado, inchaço e dor no abdômen, coceira, náusea ou vômito, icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos), dor nas costas.

Como diagnosticar?

Pode ser diagnosticada através de um exame de sangue, ultra-som, exames de imagem como ressonância magnética ou tomografia computadorizada ou através de biópsia. O ultrassom é o primeiro teste com o uso de ondas sonoras para criar uma imagem de tumores crescendo no fígado em uma tela de vídeo. Uma pequena amostra das células tumorais é removida para realizar um teste de biópsia para confirmar.

Últimos avanços na pesquisa:

Com o avanço da tecnologia médica, pesquisas contínuas em andamento no tratamento de câncer de fígado. Embora a remoção da porção afetada por cirurgia possa ser uma forma eficaz de tratamento, ela não funcionará para todos os pacientes. Os cientistas estão procurando causas e métodos de tratamento inovadores para curá-lo.

As opções e recomendações de tratamento dependem de vários fatores, como a saúde geral do paciente, o estágio do câncer, a gravidade dos danos causados ​​nas áreas remanescentes do fígado etc. As seguintes áreas de pesquisa podem incluir novas opções avançadas para os pacientes através de ensaios clínicos .

Braquiterapia – Neste método avançado, os cateteres são colocados diretamente no tumor, dando uma alta dose de radiação ao tumor, em que a exposição à radiação nos tecidos saudáveis ​​circundantes será reduzida e não causará danos.

Avanços na quimioterapia – As novas terapias são direcionadas apenas para destruir células cancerígenas específicas. Em vez de dar quimioterapia sozinha, é administrada juntamente com a terapia combinada que pode encolher um tumor para permitir que os médicos realizem cirurgias com segurança.

Técnicas de ablação – Em vez de remover o tumor, essa terapia de ablação o mata com energia quente ou fria.

Transplante de fígado – este é um tratamento eficaz em que uma cirurgia é realizada para substituir um fígado doente por um saudável de um doador.

Esta doença pode ser evitável? – Obviamente, pode ser evitável. O fator de risco mais significativo para isso é a infecção crônica por vírus HBV e HCV, que pode ser transmitida através do compartilhamento de agulhas contaminadas e também de relações sexuais desprotegidas. O consumo excessivo de álcool também é uma das principais causas. Você pode reduzir seu risco adotando um estilo de vida saudável, incluindo exercícios regulares, controle de peso e uma dieta saudável. Também é importante evitar a infecção pelo vírus da hepatite.

Aumente a conscientização para prevenir:

O câncer de fígado é tratável e às vezes até curável quando é detectado precocemente. Portanto, é importante estar ciente dos fatores de risco e também das opções de tratamento mais recentes.

Organize uma campanha de conscientização em sua comunidade para que as pessoas entendam sobre a doença, a importância do diagnóstico precoce e as medidas preventivas a serem adotadas. Para aumentar a exposição e a conscientização, apoie sua campanha com alguns presentes de conscientização.

Embora existam muitos produtos disponíveis no mercado, o uso de itens personalizados, como pulseiras de silicone com uma mensagem de conscientização, ajudará bastante. Você as conseguirá em diferentes cores, fontes, tamanhos e estilos, e as pessoas adoram usar esses acessórios de moda e estilo em seu dia a dia.

Leia também:  Contato Diagnóstico do Brasil – Atendimento