Como tomar ômega 3 antes ou depois das refeições?

Além de escolher uma boa marca de suplemento, saber o horário certo de tomar ômega 3 é a chave para obter o máximo dos seus benefícios.

O ômega 3 é um tipo de ácido graxo poli-insaturados de cadeia longa. Ele é composto principalmente pelo ácido docosahexaenóico (DHA) e o ácido eicosapentaenóico (EPA). Os quais estão envolvidos em várias funções no corpo humano.

No organismo, o ômega 3 atua na produção de hormônios, como componente da membrana celular, reduz inflamações, auxilia na melhora dos níveis de colesterol, protege contra doenças cardiovasculares, propicia o bom funcionamento da visão e do cérebro, entre outras funções.

Com tantos benefícios, consumir diariamente quantidades adequadas de ômega 3 é uma ótima ideia.

Como nosso corpo não é capaz de produzi-lo, devemos obtê-lo através da alimentação. No entanto, a maioria das pessoas não come quantidades suficientes de alimentos fonte de ômega 3, tais como salmão, atum, sardinha e bacalhau, chia, linhaça, no azeite de oliva, castanhas, nozes, entre outros.Dessa forma, se faz necessária sua suplementação.

São diversos suplementos de ômega 3 disponíveis no mercado. Porém, não é somente escolhendo um suplemento de alta qualidade que obtemos as quantidades necessárias desse nutriente.

O modo como tomar ômega 3 influencia na sua biodisponibilidade e, consequente, aproveitamento do organismo.

Você sabe qual a melhor hora de tomar ômega 3? Junto com alimentos? Antes ou depois das refeições? Descubra nesse post.

Qual o melhor horário para tomar ômega 3?

Quando consumimos seja suplementos ou até mesmo medicamentos, é essencial respeitar a dosagem e os horários de toma-los. Isso, na grande maioria das vezes, tem influência direta sobre seus resultados e diminuição dos efeitos colaterais.

Existem nutrientes e substancias que funcionam melhor quando ingeridas com ou sem alimentos, antes ou depois do treino. Não podemos esquecer das possíveis interações com outros medicamentos ou comidas.

Devido à essa complexidade, orienta-se que sempre consulte um médico, farmacêutico ou nutricionista para saber a quantidade correta para ser tomada, os horários e possíveis interações.

Voltando a falar do ômega 3, sua ingestão diária varia conforme o sexo, idade e condição de saúde. De modo geral recomenda-se uma quantidade genérica que vai de 1 a 4 gramas desse nutriente por dia.

A melhor forma de tomar ômega 3 é associado com uma das refeições, que pode ser imediatamente antes, durante ou depois.

Os óleos de peixe, quando consumidos junto com alimentos são melhor absorvidos. Principalmente se ingerido junto com uma alimentação com maior teor de gorduras. Por isso, é recomendável que se tome junto com o almoço ou jantar.

Quando consumimos gordura, há a estimulação das enzimas lipase pancreática, que causam a quebra da gordura da dieta no sistema digestivo. Assim, quando você tomar ômega 3 com essas enzimas em ação, melhor os ácidos graxos do ômega 3 serão quebrados e absorvidos.

Mas isso não significa que você pode abusar das gorduras nas refeições. Para os benefícios do ômega 3, a refeição deve ter um teor de gorduras boas.

Assim, você pode também tomar suplemento de ômega 3 no café da manhã, se este for preenchido com gorduras saudáveis.

Para regimes de hiperfrofia, o melhor é tomar ômega 3 na refeição principal após o seu grande treino.

Além de aumentar a absorção do suplemento, consumir ômega 3 com alimentos também é uma forma de evitar desconfortos estomacais que podem ocorrer nos primeiros dias quando tomados com o estômago vazio.

É importante também sempre manter uma ingestão regular do seu suplemento de ômega 3 para usufruir dos seus benefícios.

 

 

Deixe um comentário