Como acabar com a caspa do cabelo

Você esta com caspa e não sabe como acabar com isso? Continue lendo nosso artigo e descubra como diminui ou acabar de vez com a caspa do seu

O cabelo faz parte da capa protetora dos mamíferos, um derivado da camada externa da pele. O cabelo consiste de uma parte visível – a chamada haste – e o bulbo, rodeado por um saco – folículo.

A haste do cabelo é um tecido morto que não pode ser seriamente afetado. Não há músculos, nervos ou vasos sanguíneos no cabelo. Tudo, desde o brilho do cabelo até a ondulação ou não, depende principalmente da condição dos folículos. O cabelo é bonito e saudável quando proteínas, oligoelementos e vitaminas suficientes são fornecidos aos folículos.

A falta de proteína no corpo afeta diretamente a saúde do cabelo. A parte visível do cabelo consiste de fibras de queratina, e a queratina é uma proteína. Portanto, eles podem se tornar mais fracos com uma mudança acentuada da dieta.

Para a saúde do cabelo é recomendado consumir alguns alimentos para o crescimento do cabelo, muitas vezes ovos, carne, peixe oleoso e nozes. Fraqueza e perda de cabelo podem ser sintomas de algo mais grave, como doença renal.

Há algo que podemos fazer sobre isso, uma predisposição genética. Se seus pais tiverem problemas com o cabelo, então você deve tomar um cuidado especial com sua saúde. Cuide-os adequadamente, não abuse de substâncias químicas.

O que é caspa e como distingui-la de outra coisa?

A caspa é uma doença em que as partículas mortas do couro cabeludo esfoliam em grandes quantidades, interligam-se umas às outras e se transformam em flocos no cabelo. Estes são apenas sintomas, e a causa da caspa. A doença de pele mais explorada comercialmente nos fungos da família Malassezia.

Não tenha vergonha da caspa, confronte este problema. A doença de pele mais explorada comercialmente, afeta metade da população adulta do planeta. Em crianças, a caspa é menos comum, pois sua aparência geralmente está associada a alterações hormonais no organismo que ocorrem no período pré-puberal.

Se algo branco cai do cabelo, não é necessariamente caspa. Na maioria das vezes, é confundido com manifestações de dermatite seborreica, psoríase ou simplesmente os efeitos do couro cabeludo seco. Há uma opção pior, o que parece ser uma caspa inofensiva, talvez seja ovos de piolhos.

Caspa e dermatite seborreica

Por via de regra, estas duas doenças são conhecidas pelo mesma nome, e até “Wikipedia” chama a caspa de uma forma clínica leve de seborreia. Isto é devido ao fato de que eles realmente se parecem com uma dermatite seborreica e caspa, uma complicação causada por causas semelhantes e igualmente tratada com drogas antifúngicas.

Mas a dermatite seborreica é uma doença mais extensa e perigosa. Pode ser acompanhada pela ocorrência de vermelhidão com comichão e eritema, levar à calvície e erupção de acne no rosto. Portanto, é necessário consultar um dermatologista quando a vermelhidão aparece no couro cabeludo.

Caspa e psoríase

A psoríase é uma doença dermatológica grave, caracterizada por erupções cutâneas, não apenas na cabeça, mas também em todo o corpo. Placas psoriáticas podem se espalhar para as costas, braços, abdômen, a doença pode ir para as unhas. Além disso, erupções cutâneas podem ser um sinal de pitiríase versicolor. Portanto, se você encontrar vermelhidão estranha fora da linha do cabelo, adiar os xampus da caspa e marcar uma consulta com um dermatologista.

Caspa e couro cabeludo seco

A falta de umidade é uma causa comum de irritação e esfoliação das partículas da pele, que podem ser confundidas com caspa. A causa da pele seca pode ser couro cabeludo seco, clima árido, velhice ou uso de xampu de baixa qualidade.

Você pode distinguir visualmente a caspa da secura, os flocos da caspa são maiores. Se a matéria é apenas seca e pequena, então uma mudança de xampu ou o uso de um bálsamo hidratante para o couro cabeludo ajudará.

Caspa e piolhos

Você pode distinguir a caspa de ovos de piolho, utilizando uma escova de dentes finos e uma lupa. Ovos de piolho são sempre do mesmo tamanho, e os flocos de caspa são diferentes, pois eles se encaixam aleatoriamente.

Os ovos têm uma forma arredondada, e se houver um ponto escuro dentro, eles estouram quando pressionados. A caspa não produz sons. Bem, temporariamente se livrar da caspa usual é muito mais fácil – basta lavar o cabelo ou pentear. Ovos de piolho simplesmente não desaparecem.

E de onde vem a caspa?

As glândulas sebáceas se juntam ao folículo piloso, através do qual o sebo é excretado. É misturado com o sebo das glândulas sudoríparas e forma uma camada de gordura e água que protege a pele contra o aparecimento de patógenos. Se a proporção de gordura torna-se mais abundante, seu couro cabeludo será o ambiente perfeito para o desenvolvimento de fungos.

A caspa aparece quando a concentração de Malassezia excede a norma em uma vez e meia a duas vezes.

Como acabar com a caspa?

O efeito dos agentes anti-caspa baseia-se nas substâncias ativas que contêm. Aqui está o que pode ser encontrado na composição de xampus e preparações especiais:

  • Piritiona de zinco (piritiona de zinco). Uma das opções mais populares na luta contra a caspa. Usado no tratamento de dermatite seborréica no couro cabeludo em forma de shampoo, promove uma ação antibacteriana e combate o fungo.
  • Sulfeto de selênio (sulfeto de selênio). Este composto ajuda a acabar com Caspa: a doença de pele mais Efeito colateral: o cabelo pode ficar mais gorduroso.
  • Ácido salicílico (ácido salicílico). Composto antimicrobiano e queratolítico é uma substância que promove efeitos do enxofre e ácido salicílico em um shampoo, esfoliação de células mortas da pele e é frequentemente usado para tratar doenças de pele. Muitas vezes, incluído em produtos de caspa, juntamente com agentes antifúngicos.
  • Clotrimazol. Outro agente antifúngico popular, usado no tratamento de caspa a integridade da membrana celular dos fungos, especialmente eficaz em combinação com queratolíticos.
  • Ciclopirox. Agente antifúngico usado para o tratamento de líquen e seborreia. Usado para o tratamento da caspa com xampu ciclopirox olamine a 1,5%.
  • Cetoconazol (cetoconazol). Usado no tratamento de dermatite seborreica o creme de cetoconazol a 2% em comparação é um dos melhores tratamentos para caspa. Normalmente shampoos com cetoconazol na composição são muito mais caros do que outros.

O cetoconazol é mais seguro do que muitos outros agentes antimicrobianos, como o sulfeto de selênio. Se explicado em em forma de shampoo, o cetoconazol não permite que os fungos se multipliquem A eficácia dos xampus e loções contendo cetoconazol aumenta quando a substância funciona em conjunto com o queratolítico, um ingrediente especial que esfolia as partículas mortas da pele e afeta as células fúngicas.