Benefícios da Proteína Whey

Nem todos os shakes e barras de proteína são criados iguais. Não só cada produto no mercado tem diferentes quantidades de gordura, carboidratos e proteínas, mas também diferentes fontes de proteína. Whey protein é a fonte de proteína mais comumente usada pelos praticantes de exercício. Então, quais são os benefícios da proteína whey e por que ela é uma fonte de proteína tão popular? Vamos descobrir mais.

O que é Whey Protein?

Simplificando, o whey protein é a parte líquida do leite que se separa durante a produção de queijo. Você provavelmente já encontrou este soro antes e não percebeu; você já abriu uma caixa de iogurte e viu líquido flutuando no topo? Isso é soro. Depois que esse excesso de líquido é descartado durante a produção de queijo, ele passa por uma série de transformações para se tornar o pó de proteína de soro de leite que é então adicionado às barras de proteína e aos shakes.

Por que você deve escolher Whey Protein

Considerado o bloco de construção do corpo, as proteínas são importantes para construir e reparar tecidos, órgãos, músculos e até mesmo hormônios e neurotransmissores. Proteínas são feitas de aminoácidos; seu corpo produz alguns aminoácidos, mas outros aminoácidos – conhecidos como aminoácidos essenciais – só estão disponíveis por meio dos alimentos que você ingere. As melhores fontes de proteínas, incluindo as proteínas do soro, fornecem todos os aminoácidos essenciais.

Leia também: Whey Protein: Para que Serve, Como tomar e Benefícios

Estudos mostraram que a proteína whey pode ajudar a reduzir a gordura. Um estudo de 12 semanas conduzido em Minnesota revelou que os participantes que consumiam um suplemento de proteína de soro de leite diariamente perdiam uma quantidade maior de gordura corporal – enquanto ainda preservavam seus músculos – do que aqueles que consumiam uma bebida similar sem soro.

Whey protein também pode reduzir naturalmente a fome. Em um estudo australiano de 2007, homens obesos que consumiram bebidas com 50 gramas de proteína whey apresentaram níveis reduzidos de grelina (um hormônio que sinaliza para o seu cérebro que você está com fome) até quatro horas depois.

Outro ponto sobre os benefícios da proteína whey: ela também pode promover o crescimento muscular e melhorar o desempenho atlético. Em um estudo, participantes que se exercitaram regularmente e tomaram um suplemento protéico de soro apresentaram maiores ganhos de massa muscular após 10 semanas em relação ao outro grupo.

Há até pesquisas para sustentar que a proteína do soro pode ajudar a aliviar o estresse. Pesquisadores em um estudo descobriram que pessoas que consumiram whey protein tiveram menos sintomas de depressão do que aquelas que não consumiram. Os cientistas desse estudo também concluíram que houve mudanças mais prováveis ​​nos níveis de serotonina no cérebro.

Veja o infográfico abaixo preparado pelo site Grande Atleta sobre o Whey Protein: