5 motivos para incluir Whey Protein em sua dieta

Saiba tudo sobre o suplemento mais utilizado e conheça 5 motivos para incluí-lo em sua dieta.

Para os adeptos da musculação, o Whey Protein não é nenhuma novidade. O suplemento que inicialmente era usado apenas por atletas e fisiculturistas, hoje é utilizado por qualquer pessoa que tenha como finalidade melhorar o físico e potencializar o resultado dos treinos.

Apesar de ser o “queridinho” de quem frequenta academias, há quem ainda veja com muita resistência o uso de suplementação, ou pense que Whey Protein é indicado apenas para quem deseja ficar forte. Mas, afinal, o que é Whey Protein e para que ele serve?

Preparamos este artigo para tirar suas dúvidas. Confira a seguir!

O que é Whey Protein?

Whey Protein é um suplemento alimentar extraído do soro da proteína do leite bovino durante o processo de fabricação do queijo. É uma proteína de alto valor biológico, contendo em sua fórmula aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAA).

Existem disponíveis no mercado 3 tipos diferentes de Whey Protein, sendo cada um deles indicado para uma finalidade específica. Conheça quais são e suas diferenças:

Whey Protein Concentrado

O Whey do tipo concentrado contém em sua fórmula proteínas do leite, carboidratos, gorduras e lactose. A porcentagem de proteína costuma variar, sendo mais comum de 70% a 80%.

Whey Protein Isolado

O tipo isolado, por sua vez, tem uma taxa de proteína do leite superior que a do concentrado, chegando a mais de 90%. Por esse motivo é considerado mais “puro”, possui menos gorduras e é livre de lactose, sendo comumente indicado para quem tem intolerância.

Whey Protein Hidrolisado

É o Whey Protein processado por hidrólise. Isso faz com que as proteínas sejam “quebradas” em tamanhos menores e, com isso, sejam absorvidas mais rapidamente pelo organismo. Por essa razão, é o mais caro do mercado.

E para que serve o Whey Protein?

O Whey Protein costuma ser indicado, principalmente, para complementar as dietas de quem malha e pratica exercícios tendo como objetivo o ganho de massa muscular. Mas suas funções não se restringem a isso: ele ajuda também no processo de reparação e definição dos músculos.

Além disso, possui propriedades que contribuem para melhorias do sistema imunológico, para o aceleramento do metabolismo e controle do colesterol. Dentre outras coisas, contém em sua fórmula antioxidantes muito benéficos para o funcionamento do organismo.

Agora que você já sabe o que é Whey Protein, seus diferentes tipos e finalidades, preparamos uma lista com 5 motivos que irão convencê-lo mais ainda a incluí-lo em sua dieta. Confira!

1. Aumenta a massa magra

Se seu objetivo é ganhar massa magra, Whey Protein é uma excelente opção. Além de contribuir para o aceleramento do metabolismo, ele proporciona o ganho do músculo magro.

2. Fortalece os ossos

Whey Protein é rico em aminoácidos, que são fundamentais para a boa estrutura óssea, dos músculos e tecidos do organismo humano. Além disso, é fonte de cálcio, nutriente essencial para a saúde dos ossos e dentes.

3. Recupera os músculos

Os aminoácidos presentes no Whey Protein também são essenciais para a recuperação muscular. Como quem treina está exposto constantemente a rompimentos das fibras musculares, Whey Protein vem como um grande aliado na regeneração dos músculos.

4. Promove saciedade

Estudos comprovam que Whey Protein, em relação a outros tipos de suplementos, contribui para a sensação de saciedade. Assim, você reduz a ingestão de alimentos e atinge o emagrecimento sem precisar de dietas mirabolantes e deficitárias.

5. Complementa a ingestão de proteínas

Quem pensa que Whey Protein é indicado apenas para quem treina, está enganado. Por se tratar de um suplemento proteico rico em nutrientes essenciais para o corpo, é sugerido também para quem não consegue fazer a devida ingestão de proteínas via alimentos.

Apesar de ser um ótimo suplemento, é válido lembrar que seu uso deve ser feito com indicação e supervisão de um profissional capacitado. Caso você tenha interesse em tomar Whey Protein, procure antes um nutricionista e personal trainer para instruí-lo, certo?

Agora você sabe que razões é o que não faltam para você incluir este suplemento em sua dieta, aproveite para nos deixar um comentário nos contando sua opinião sobre o uso de Whey Protein!